Conheça alguns detalhes do Jeep Renegade

O Jeep Renegade tem lançamento previsto para o mês de abril e durante as próximas semanas ele estará na mão da mídia especializada. O carro da Jeep já vem com presença nacional para sua fabricação, o que o torna mais acessível. Seu maior concorrente é a Ford Ecosport. O Renault Duster também é concorrente, mas eu não gosto do Duster e não o considero uma opção viável do ponto de vista de tecnologia automotiva. Projeto mecânico atrasado, poucos acessórios tecnológicos e design realmente estranho.

Você verá uma série de vídeos e avaliações do Jeep Renegade que vários sites sobre carros vão lançar e todos mostrarão exatamente as mesmas coisas. A aparência do interior, exterior e algumas opiniões a respeito do conjunto mecânico. Sou um eterno insatisfeito com estes sites. Estou sempre interessado no funcionamento da central multimídia e outros aspectos a respeito de algumas novidades tecnológicas. Como não fui convidado para o evento de lançamento, resolvi neste final de semana pesquisar alguns aspectos do carro que dificilmente a mídia automotiva cobrirá. 

Encontrei vídeos explicando o funcionamento do freio de estacionamento, central multimidia UConnect, Painel de instrumentos, chave, câmera de ré, sensor de ponto cego e teto solar.

Estacionamento Elétrico

Assim que a nova geração do Hyundai i30 foi anunciada, vibrei. Achei que o carro anunciado na Europa seria o mesmo disponível no Brasil. Nele, o freio de estacionamento passava a funcionar através do acionamento de um botão. O novo Golf da Volkswagen também tem freio de estacionamento com funcionamento similar. Infelizmente o Ford Focus não tem isto, mas o Renegade tem.

Como ele tem acionamento elétrico, é natural que algum tipo de automação exista, e no caso do Renegade não há dúvida. Ele é acionado automaticamente quando o carro tem a caixa de marcha colocada na posição “P”. O acionamento no caso da porta aberta e sem o cinto de segurança atado também ocorre, trazendo maior segurança para o motorista esquecido ou desatento.

Central Multimidia UConnect

A central do Renegade está disponível em dois tamanhos: 5 e 6.5″. Acho que o tamanho ideal de tela para o carro é de 8″, assim como no Ford Focus.

O vídeo abaixo mostra algumas funcionalidades configuráveis. Entre eles o acionamento da buzina e luzes no caso do uso da chave para trancar e destrancar o carro.

Não consegui encontrar um vídeo que demonstre o GPS e a funcionalidade de WIFI, que existe nos EUA. Em tese o sistema de GPS pode funcionar de maneira conectada, similar ao Waze que informa as condições do trânsito. Há duvidas a respeito do fornecedor de mapas. Já vi dizendo que é a Garmin e outros informando que é a TomTom.

Painel de Instrumentos

Não tenho a confirmação de que o painel de instrumentos de todos os modelos conta com a tela de LCD entre o contagiros e o velocímetro, mas os modelos que contam com o recurso tem a opção de escolher uma série de informações a respeito do funcionamento do carro.

Chave

Assim como o Ford Focus Titanium, o Renegade pode contar com a chave inteligente, que não precisa sair do bolso para trancar, destrancar as portas e ligar o motor. Com isto, as maçanetas passam a ter uma função a mais. Existem dois sensores que servem para destravar o carro e para trancar.

Camera de Ré

O Renegade tem câmera de ré, além do sensor de estacionamento. Seu funcionamento não requer um vídeo para demostrar seu funcionamento, mas por algum motivo, um vídeo para demonstrar seu funcionamento foi feito e através dele vemos que ele tem linhas de direção que indicam o local por onde as rodas traseiras passarão de acordo com a posição do volante.

Sensor de Ponto Cego

Por fim, o Renegade tem em um dos seus pacotes o sensor de ponto cego. Acho esta função tão prática quanto a do assistente de partida em rampa. Ele identifica carros em deslocamento nos pontos cegos dos espelhos. No vídeo pode se notar quem o recurso que parece simples é muito complexo, pois consegue diferenciar obstáculos em movimento e parados.

Teto solar

Ao contrário dos demais carros com teto solar, o Renegade tem a capacidade de remover os painéis. O processo de remoção e de recolocar é descrito no vídeo abaixo.

Motor

Aproveitando para falar de motor, o Renegade já tem a confirmação de versões e motores. O topo de linha, Trailhawk, só estará disponível com motor diesel. Se o motor de qualquer versão for diesel, não há opção de escolha no caso do câmbio. Só pode ser a caixa com nove marchas. O motor flex 1.8 tem a opção de câmbio manual e automático de seis marchas.

Você pode ver mais detalhes a respeito do Renegade no site, que já conta com o configurador, mas ainda sem informações sobre preços. O lançamento está previsto para metade do mês de abril.

Renegade