Diário Ford Focus: Direção econômica

Se você acompanha o artigo onde compartilho o consumo do meu Focus, vai notar que o último abastecimento que fiz em agosto de 2014 foi o melhor de todos os tempos. O Focus atingiu a marca de 15 km/l pelo computador de bordo.

O motivo é bem simples. Ao contrário do que você pode imaginar, mesmo o título entregando o ouro, eu não peguei estrada. Dirigi de maneira economica. Fiz o mesmo trecho que sempre faço rumo ao trabalho e voltando. Lá na página do consumo, registro sempre quando pego estrada, e, fiz isto apenas uma vez, logo quando peguei o carro.

A brincadeira começou depois do abastecimento, pois peguei a linha amarela sem trânsito, rumo ao trabalho. Assim que estacionei o carro, notei o valor do computador de bordo: 17 km/l. Marca louvável.

Pensei comigo mesmo: Será que consigo manter este valor até quando? Passei então a andar de maneira econômica.

O que é ser econômico? Bem, no meu caso, passei a andar no maximo à 90 km/h e de preferencia mantendo 80 km/h, velocidade que descobri ser a mais economico para o carro. Este porém não foi o único hábito que passei a cultivar.

Ao invés de manter o pé no acelerador o tempo todo, passei a tirar o pé e deixar o carro rolar no embalo quando noto que o trânsito à frente passou a diminuir ou quando um sinal de trânsito passa para o amarelo ou vermelho. Também tiro o pé do acelerador quando estou num declive onde o carro consegue manter a velocidade ou perde muito pouco.

Por fim, quando a via permite, o que acontece apenas à noite, com menos carros na rua, aciono o piloto automático. Só consigo fazer isto na Linha Amarela ou na Linha Vermelha.

O resultado é este aí.

Além do consumo do meu Focus, atualizo um artigo onde leitores do blog que também tem algum modelo do Focus me informam o consumo dos seus carros. Leia agora este artigo.